Projeto Volta à Vida

Projeto Volta à Vida

O núcleo VOLTA À VIDA  tem como proposta mostrar às mulheres que é possível continuar a levar uma vida relativamente normal, mesmo após a mastectomia, proporcionando encontros semanais.

Implantado em 1998, com o apoio da UCC – União Internacional de Combate ao Câncer e do Programa “Reach to Recovery” (Alcançar a Recuperação), atualmente funciona em uma sala cedida pela Igreja São Judas Tadeu.

As voluntárias desenvolvem reuniões semanais, onde há troca de experiências entre as participantes,  palestras  educativas, ginástica e alongamento para a volta dos movimentos, terapia ocupacional, dança sênior, passeios e atividades externas.

A principal motivação para as mulheres mastectomizadas de baixa renda que procuram o Volta à Vida é o contato com pessoas que passaram pela mesma experiência, compartilhando suas histórias e experiências.

O projeto também fornece perucas, lenços e soutienes especiais, esmaltes, batons e complementos mamários, uma vez que a retirada da mama interfere diretamente na distribuição do peso, na coluna e postura.

Atualmente, esse trabalho também está sendo feito na Casa de Mastologia do Hospital São Paulo.

histórias de vida

Depoimentos